Desafios da gestão de uma empresa de auto vidros

Sabemos que os desafios de gestão de uma empresa de varejo são diversos, porém quando se trata de uma empresa de auto vidros, voltada para venda de peças e serviços o processo se torna um pouco mais delicado no conceito de gestão. O mercado brasileiro para a gestão fiscal de produtos automotivos é extremamente complexo e a cada vez se torna mais necessário o empreendedor desta área de atuação trabalhar de forma assertiva, em se tratando das configurações fiscais que são apropriadas nas compras dos produtos, tais como: ICMS, Substituição Tributária, IPI, entre outros impostos. Temos um blog relacionado a desafios gerenciais, clique aqui e confira. 

Os desafios de gestão neste setor automotivo, tanto para lojas de auto vidros quanto de peças e acessórios são diversos e podemos tratar de forma organizada os seguintes setores: almoxarifado, contas a pagar, vendas, ordens de serviços, contas a receber, gestão fiscal e compras. Para isto, vamos detalhar as particularidades de cada uma delas;

Saber comprar o produto de giro é um passo para a Gestão de Compras

O setor de compras deverá realizar a gestão dos produtos com giro de estoque, atentar-se para as solicitações de compras, aos quais poderão ser realizadas pela equipe de vendas, administrativa, financeira, ou qualquer departamento que se faça necessário para aquisição de produtos para revenda, insumos de produção ou uso e consumo. Uma boa gestão de estoque, passa por análise da curva ABC para que o ciclo da compra seja assertiva até a entrada de nota fiscal. As etapas deste processo são: Solicitação de Compra, Cotação do Produtos/Serviços e Geração de Ordem de Compras. A partir do documento previamente autorizado para a ordem de compra o setor responsável pelo estoque receberá o documento para a entrada de nota fiscal, descrita logo a seguir.

Como melhorar a Gestão de Estoque

Os pontos principais para o setor de gestão de estoque são: saber o motivo da compra dos produtos, se a compra foi realizada para revenda ou uso e consumo; entender a classificação fiscal de produtos apropriando o CFOP (Código Fiscal de Operação), bem como os impostos incidentes. O responsável pelo recebimento das mercadorias deverá sempre conferir as devidas quantidades adquiridas x informações que foram destacadas nas notas fiscais. Enfim, para cada tipo de produto o estoquista ao realizar a operação de entrada automaticamente abastecerá o estoque, a gestão fiscal, financeira, pois irá gerar informações para o setor contas a pagar, bem como gerar as informações de custo dos produtos para uma assertividade maior nas operações de vendas.

Gestão de Vendas/Ordem de Serviço e Pedidos de Vendas

O setor de vendas deverá ser totalmente abastecido com as informações reais de estoque por empresa ou filial, tais como: quais as quantidades e custos de produtos para revenda, insumos suficientes para a realização dos serviços, a correta tributação dos impostos para emissão de notas fiscais de serviços e quantos técnicos deverão ser envolvidos para a realização do serviço.

O sistema FortePlus contempla a operação de Ordens de Serviços por completo, gerando informações de vendas de produtos, serviços e opção de apontamento de cliente e seguradoras para os devidos faturamentos. Ao realizar a Ordem de Serviço ou até mesmo a geração do Pedido de Vendas o sistema deverá ser capaz de abrir uma requisição de materiais de uso e consumo, tais como colas para a fixação dos para-brisas, borrachas, gravação de chassi entre outros itens que se fazem necessários para a operação do serviço de instalação de vidros automotivos.

Este é o segredo para a boa gestão, pois a gestão das operações será devidamente acompanhada dos custos indiretos que serão agregados pela operação de vendas, tanto de serviços quanto de produtos.

O faturamento destas operações de serviços e venda dos produtos deverão ser realizados 100% dentro de um único sistema de gestão, ou seja, as notas de produtos, tanto no modelo 55 e 65 (cupom fiscal) ou até mesmos as notas de serviços integradas com as prefeituras municipais deverão ser processadas dentro da plataforma, garantindo o financeiro de forma completa.

Pré-requisição de estoque: como controlar matéria-prima

Este módulo contempla a operação que o estoquista receberá a partir do momento em que o vendedor operacionalizar uma venda. O sistema deverá ser abri a pré-requisição dos produtos que serão utilizados na prestação do serviço, aos quais deverão ser categoricamente cadastradas anteriormente, gerando uma receita de itens para sermos bem fiéis ao controle de estoque. Este ponto é muito importante para a gestão de custos e apropriação de despesas, para saber mais acompanho nosso blog sobre custos x despesas, clicando aqui. 

Gestão financeira

A gestão financeira de uma loja de auto vidros ou de produtos automotivos deverá seguir as principais metodologias da boa administração. O controle de todas as contas a pagar, sejam elas para os pagamentos dos itens de uso e consumo, produtos para revenda, serviços adquiridos por terceiros, enfim todas as contas classificadas pelas naturezas financeiras. Outro ponto importante é realizar das conciliações bancárias, para que o processo financeiro seja realizado por completo. A boa gestão financeira deverá contemplar análise de extratos bancários, fluxos de caixa, fechamento de caixa diário e demonstrativo de resultados.

O grande diferencial para superar todas as ações de gestão de uma empresa de auto vidros é realizar a compra dos produtos de revenda de acordo com o giro de estoque, controlar os materiais de uso e consumo para as operações de instalação dos vidros e demais acessórios, bem como a boa gestão financeira de toda a empresa. No final de cada ciclo de vendas, o gestor poderá gerar um demonstrativo financeiro, bem como a gestão de demonstrativo de resultados (DRE) possibilitando novas implementações e estratégias futuras para o crescimento da empresa.

Para entender melhor sobre processos, pessoas e tecnologias leia nosso blog sobre o assunto, clique aqui e saiba mais!

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